A Mecwide foi responsável pelo projeto de restauro e reconstrução do velho e centenário Titan, um projeto da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.
Em abril de 2012, assistiu-se ao colapso e fragmentação do Titan do molhe sul na sequência de um acidente e de uma explosão. Foram recolhidos e salvaguardados todos os fragmentos possíveis do histórico mecanismo e, 8 anos depois, em 2020 uma nova história começou a ser escrita – “RENASCER DO TITAN.” A Mecwide foi a empresa eleita para abraçar este projeto histórico e emblemático.
Numa primeira fase, foram transportados os destroços do histórico guindaste de Leixões para a Unidade de Produção da Mecwide, no norte de Portugal. Aqui foram realizados trabalhos de limpeza, digitalização e recuperação dos mecanismos.
Paralelamente aos trabalhos de resgate, limpeza e restauro das componentes originais do Titan, uma equipa especializada da Mecwide foi avançando com a elaboração do projeto para o fabrico de uma réplica, tendo em conta o aproveitamento das peças reabilitadas.
Para além da recuperação dos componentes mecânicos originais e elaboração do projeto, a Mecwide foi também responsável pelo fabrico, pela montagem da estrutura e iluminação cénica do Titan. Serão criados caminhos de acesso e um circuito ao longo da estrutura, possibilitando a visita ao público.